Regulamento do estande de tiro

DAS PESSOAS AUTORIZADAS:

A utilização do estande de tiro somente será permitido aos sócios acompanhados por instrutor do CTA.

É expressamente proibido à presença de menores nas dependências do estande de tiro.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda à Quarta-feira, das 8h às 18h, Quinta-feira, das 8h às 20h, sexta-feira, das 8h às 22h e no Sábado, das 13h às 17h.

SISTEMAS DE SEGURANÇA:

O estande de tiro possui acesso restrito, sistema de monitoramento permanente, caixa de areia, cofre para guarda de munições, protetores auriculares, óculos de segurança, livro de controle de utilização do estande de tiro, livro de ocorrências e revestimento acústico.

ARMAS AUTORIZADAS:

Somente serão autorizadas armas tipo revolveres calibre 22, 32, 38, 357, 44 e 45. Pistolas calibres 22, 6.35 7,65, 380,  9mm, .40 e 45 e armas automáticas do mesmo calibre.

São proibidas a utilização de armas longas cal. 223, 5,56 e 7,62 ou qualquer outra arma com projéteis de velocidade superior a 650 metros por segundo, pois provocam desgaste prematuro do estande além de serem armas recomendadas para uso em estande aberto com comprimento superior a 50 metros e em alvos que absorvam sua energia de forma segura.

MUNIÇÕES:

 As munições utilizadas no estande deverão, inicialmente, ser trazidas pelo usuário e será de sua própria responsabilidade, enquanto o CTA não fizer a aquisição de munições diretamente da CBC.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA:

1-     Somente será permitido à utilização do ESTANDE de tiro com a presença do monitor designado pelo CTA e com o sistema de monitoramento por câmeras ligado.

2-     O monitor deverá preencher o Livro de Controle de Uso com os dados do usuário e efetuar anotações no livro de ocorrências caso existam. O sócio ou convidado assinará no livro que tem ciência dos termos desse regulamento.

3-     Aponte sua arma, carregada ou não, sempre para um local seguro.

4-     Trate a arma de fogo como se ela estivesse permanentemente carregada.

5-     Mantenha o dedo fora do gatilho até que você esteja realmente apontando para o alvo e pronto para atirar.

6-     Ao sacar ou coldrear uma arma, faça-o sempre com o dedo fora do gatilho.

7-     Certifique-se de que a arma esteja descarregada antes de qualquer limpeza.

8-     Carregue e descarregue a arma com o cano apontado para uma direção segura; utilize a CAIXA DE AREIA.

9-     Sempre que entregar uma arma a alguém, entregue-a descarregada e aberta.

10- Caso a arma “negue fogo”, ou apresente algum problema, mantenha-a apontada para o alvo e levante uma das mãos e aguarde o monitor.

11- O disparo somente será efetuado estando o atirador entre as baias. No caso de haver mais de um usuário realizando tiro ao mesmo tempo, mantenha sempre o alinhamento com os outros atiradores, não se situando avançado nem recuado em relação aos demais, sempre respeitando o espaço entre as baias.

12- Somente os atiradores de cada série e o monitor ficarão no interior do ESTANDE de tiro, devendo os demais acompanhantes, ficarem em local apropriado.

13- É obrigatório o uso de óculos de proteção e abafadores de ruídos dentro do ESTANDE.

14- É proibido fazer refeições dentro do ESTANDE de tiro.

15- Em caso de falta de energia ou pane no sistema de monitoramento, o monitor deverá paralisar imediatamente o funcionamento do ESTANDE até que se restabeleça às condições para o adequado funcionamento.

16- É proibido reportagens, gravações, filmagens dentro do ESTANDE de tiro, exceto com a autorização do Presidente do CTA.

17- Não será permitida a entrada no ESTANDE de pessoas alcoolizadas.

18- A não observância do regulamento no ESTANDE de Tiro ensejará, anotação no livro de ocorrência, impedimento na utilização do ESTANDE e sujeitará o infrator nas punições previstas no Estatuto do CTA.

19- Outros casos não previstos neste regulamento serão objeto de avaliação e deliberação da diretoria do CTA.

20- Não é permitida a utilização do estande de tiros sem os equipamentos de proteção obrigatórios, muito menos trajando-se inadequadamente – camiseta regata, de chinelos, sandálias ou descalço. Ou seja, o vestuário deve auxiliar na segurança do atirador.

Compartilhe este artigo com amigos

Nenhum comentário

Desculpe, no comentários, ainda!

Não há comentários para este artigo neste momento, mas você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

Escrever um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *